Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dabate da Bandeirantes - Eleições 2010

Ao acompanhar o debate de ontem na Bandeirantes, sob o prisma da comunicação sintetizo alguns pontos:


DILMA – Utilizou da tática da agressividade, convidou as pessoas ao retorno ao passado para reacender a militância petista, preservar votos  e conquistar os da Marina, no segundo turno. Trabalhou com a solidez da imagem do governo Lula e as medidas sociais dos dois mandatos.
SERRA – Convidou os espectadores a olhar mais para o futuro do que para o passado – tentou inflar horizontes possíveis e desejáveis de um tempo pós-Lula, não centrou sua fala nas ações do Governo de São Paulo.

Entretanto, a fuga às perguntas foi o ponto fraco do debate como um todo, comportamento dos dois candidatos – vale ressaltar que quando não há resposta, a pergunta persiste na memória e na avaliação do público, fato que caracterizou o debate do início ao fim como improdutivo sem efeitos relevantes.

Ambos infelizmente influênciados e treinados por markteiros, não se libertaram para responder com as suas próprias idéias as perguntas......

E até o próximo comentário.

Um comentário:

  1. Realmente esses dois tem muitas semelhanças. Sobrou agressividade e faltou deliberação.

    Assistí-los é como assistir rivalidades clássicas do nosso formato de debate televisivo que se assemelha com lutas de boxe, vale-tudo e telecatch (alguns candidatos combinam "os golpes"), porém verbal e felizmente não físico.

    ResponderExcluir