Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

O Dia das Mães: um pouco de história.


Costuma-se comemorar o Dia das Mães sem questionar os motivos da existência da data.  As múltiplas composições familiares sem procurar conhecer as origens procuram presentear a Mãe com flores, chocolates, roupas, almoços entre outros agrados.  
Entretanto, a verdadeira história da data nos remete ao século XIX, nos Estados Unidos quando uma mulher de nome  Ann Reeves Jarvis criou um local de trabalho, para as mulheres, tratarem das melhorias das condições sanitárias das cidades – esses locais ficaram conhecidos por Clubes das Mães. As doenças eram inúmeras nesses tempos e consequentemente a mortalidade infantil era assustadora. Esses Clubes atuavam em diversas frentes, como a higienização das cidades, cuidados com soldados feridos na Guerra Civil Americana.
O dia das ações desses Clubes foi denominado de Dia das Mães. Ann Jarvis organizava atividades como piqueniques nesse dia com o objetivo de encorajá-las e conseguir mais voluntárias para participar. Entrar para a política e promover a paz também faziam parte das propostas desses Clubes.  
No Brasil, Getúlio Vargas oficializa o dia das mães como um feriado no segundo domingo de maio em 1932. A filha de Anna com o falecimento de sua mãe, em 1905, resolve transformar a data em comemorativa à todas as mães, ou seja, para homenageá-las.
Dessa forma, esse dia deveria ser lembrado com carinho, amor e reflexão, e não com consumo de inúmeros produtos sem um sentido mais profundo. Vistas às mães, conversas e recordações deveriam ser mais importantes do que presentes..... os esforços desempenharam na formação dos filhos devem ser lembrados com amor.

Vamos pensar sobre........

Nenhum comentário:

Postar um comentário