Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2011 será o ano dos Descendentes de Africanos.

A ONU definiu 2011 como o Ano Internacional para Descendentes de Africanos no intuito de pretender recriar compromisso por meio de políticas públicas para erradicar a discriminação e o preconceito para com descendentes de africanos.

Esses sujeitos encontra-se entre os que mais sofrem com preconceito de raça/etnia.

A data pretende marcar o ano com palestras, discussões na universidade e movimentos, além de lutas pelo respeito à diversidade e heranças culturais.

Historicamente a comunidade internacional veem contibuindo com os governos na luta pelos Direito Humanos e fim das desigualadades de gênero, raça/etnia;  já compreendeu que o tráfico transatlântico de escravos africanos foi uma barbárie e um desrespeito à humanidade.

A pauta para as atividades se baseará na Declaração de Durban de 2001 (Declaração e Programa de Ação de Durban, reiterados na Conferência de Revisão de Durban, em Genebra, em 2009).
Ler essa Declaração é um bom começo para ressignificar posturas e transformar atitudes e práticas na vida cotidiana.
Boa Leitura.

2 comentários:

  1. A situação melhora em alguns aspectos, mas há ainda muito a ser feito na busca de tratamento mais fraterno entre as raças. Quando a ONU foca algo com seriedade, mesmo em meio aos jogos políticos, bons resultados aparecem.

    Porém, não depende da ONU resolver essa situação, mas sim cada ser pode ter uma iniciativa.

    ResponderExcluir