Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

João Paulo Barreto - João do Rio (1881-1921),

Curiosidades sobre o fazer jornalismo. Um personagem da história brasileira, João Paulo Barreto - João do Rio (1881-1921), pode ser considerado o precursor do jornalismo reportagem. Sujeito interessante, criou a figura do repórter, profissional da área da comunicação que sai ás ruas em busca de capturar as relações entre os indivíduos e o dia-a-dia. Observador dos olhares e pensamentos de diversos sujeitos sociais , retrata com propriedade um tempo e um espaço.

Na obra“A alma encantada das ruas”, apresenta crônicas, sobre a cidade do Rio de Janeiro - Documento histórico importante na qual aflora caracteristicas comportamentais de trabalhadores das ruas, músicos, floristas, ambulantes, trabalhadores da estiva. Descreve o caminhar pelas ruas da cidade com seus velhos cocheiros e prostitutas de luxo......João do Rio, é um contador de histórias do cotidiano. Cotidiano é uma categoria de análise da História.

Um comentário:

  1. Falamos do João do Rio na nossa última aula de Narrativas no mestrado com o Prof° Dimas.

    Cito também Lima Barreto, um negro com diversos problemas pessoais e textos riquíssimos que vem sendo "resgatado".

    Essas narrativas são tão ricas sobre seus períodos e costumes que devem ser consideradas quando alguém quer fazer um estudo ou apenas conhecer.

    Elas tocam em questões intrínsecas ao ser humano, portanto, acabam afetando mais o leitor do que aquelas apenas municiadas de dados e mapas.

    ResponderExcluir