Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Corpos em jogo: o feminino e o masculino nos veículos de comunicação

Este meu estudo centra-se nas múltiplas identidades masculinas e femininas na pós-modernidade,que se encontram reelaboradas, reconstruídas e resignificadas pelas fragmentadas paisagens sócio-culturais criadas pelas imagens, movimentos estéticos, intelectuais e pela mídia. A exploração das narrativas imagéticas e formas simbólicas expressas na vida cotidiana possibilitam a compreensão dos processos que constroem a sexualidade, raça/etnia e classes. As imagens e representações trazem a “visão de mundo” dos indivíduos de uma sociedade, modos de vida, identidades, desejos e frustrações. Os estudos histórico/culturais interpretam e transcodificam os discursos sociais, estéticos-formais, simbólicos e midiáticos inerentes às imagens e representações. Destacam códigos e as conseqüentes transformações e permanências de comportamentos ideológicos e políticos no cotidiano. Problematiza a inter-relação histórica/midiática e suas interferências nas transformações de identidades e sexualidades masculinas e femininas na contemporaneidade.

3 comentários:

  1. Creio que os livros "Pornificados" de Pamela Paul e "Sociedade do Espetáculo" serão muito utéis na sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Sim, com certeza. Assim, como os referentes às áreas de investigação da Antropologia Americana, com estudos sobre as personalidades culturais e processos de trocas interculturais e Antropologia Francesa com estudos sobre os sitemas de representações.

    ResponderExcluir
  3. oi rosana me chamo josie sou jornalista e mestranda em cultura e sociedade pela UFMA. Vou trabalhar com genero e midia na dissertação, vc poderia em enviar este estudo?

    josiebastos@hotmail.com

    ResponderExcluir