Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas

Informação:


A digitalização do mundo redesenhou produtos, serviços, mercados e públicos, redefiniu as fronteiras entre o público, o privado e o pessoal, afetivo, reconfigurou a dinâmica política e transformou o planeta numa enorme esfera lúdica e interativa audiovisual global. Na alvorada do século 21, a disrupção digital chega finalmente à fronteira do valor econômico: o próprio dinheiro, representação muitas vezes encarnada da riqueza, do valor e dos preços.
Do bitcoin às moedas sociais locais, passando por transformações radicais nos meios de pagamento, sistemas de informação e tomada de decisões financeiras, as cidades são cada vez mais digitais e os mercados convertem-se em redes com as quais interagimos de modo cada vez mais imersivo em interfaces audiovisuais que definem comportamentos, demandas, modelos de negócio e horizontes para o desenvolvimento econômico.
O Seminário Estratégico "A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência das Moedas Criativas" reunirá 15 especialistas de diferentes áreas para discutir as transformações contemporâneas implicadas na digitalização do dinheiro e na emergência resultante de novos circuitos de monetização da produção, do consumo, da distribuição, do financiamento e da reciclagem de todos os bens e serviços, assim como da própria informação.
O debate marca o lançamento da campanha MIL CLICKS de monetização de projetos de Media and Information Literacy (MIL) pela UNESCO na USP, plataforma desenhada pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento em parceria com Dentsu Aegis Network e UNESCO, integrada à Global MIL Week UNESCO 2016 na Escola de Comunicações e Artes da USP (2 a 6 de novembro de 2016).
A série de eventos Strategic Workshops da USP busca articular os pesquisadores em torno de temas transdisciplinares, que contemplem a USP como um todo. O objetivo tem sido organizar a pesquisa na USP priorizando temas em que temos excelência ou que tenham grande potencial, mas que precisem de melhor articulação.

Coordenação:

Gilson Schwartz (ECA, FFLCH, Cidade do Conhecimento)
Edson Spina (POLI e Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia)
Vitor Blotta (ECA, Núcleo de Estudos da Violência e Associação Nacional de Pesquisa sobre Direitos Humanos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário