Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Tema palestra do Dia Internacional da Mulher no Rotary

Construção do Gênero Feminino: transformações e permanências.

Profa. Dra. Rosana Schwartz

 Ao longo dos séculos XIX e XX importantes conquistas foram alcançadas pelas mulheres. Direitos de participação política, melhoria das condições de vida e trabalho, acesso à educação e a igualdade de direitos entre os sexos, entretanto, com relação à imagem da mulher na mídia, pouco avançamos.
O gênero feminino permanece associado aos modelos de corpo e representado segundo olhares sexistas.
Assim, problematizar no Dia Internacional da Mulher, a categoria-chave-corpo/imagem, desvela superfícies históricas, simbólicas, visuais e de poder dos discursos médicos, higienistas do século XIX, permanentes nos midiáticos contemporâneos.
A categoria corpo, expressa a cultura, a história, às relações de poder em um espaço mental, geracional com o mundo objetivo e subjetivo em que está inserido. As intervenções ativas da produção simbólica imagética mantêm comportamentos e atitudes de um passado longínquo.
O reconhecimento da complexidade das imagens na vida cotidiana propicia possibilidades de entender o corpo como um documento histórico, refletir sobre as continuidades comportamentais, em meio às transformações sociais no mundo e no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário