Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

APOIO A MARCHA DAS MARGARIDAS

Considerada uma das principais mobilizações do sindicalismo rural brasileiro e do movimento das mulheres, a Marcha  das Margaridas terá como lema  neste ano de 2011,  o desenvolvimento sustentável, justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

A marcha das Margaridas tem como objetivos, conquistar visibilidade, reconhecimento social e político para as Mulheres do Campo e Floresta.

A Contag apoiadora do movimento, espera reunir, 100 mil mulheres trabalhadoras rurais das diferentes regiões brasileiras em Brasília com a finalidade de propor e negociar políticas públicas específicas para as pessoas que vivem no campo e na floresta, segundo depoimento de Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag.

A Marcha das Margaridas foi lançada em 2000 sempre em agosto. Mês em que foi assassinada há 26 anos a líder sindical Margarida Alves. A denominação “Marcha das Margaridas” é uma homenagem à essa sindicalista assassinada em 1983, na frente de seu filho menor, em Alagoa Grande no Estado da Paraíba (PB). O motivo da sua morte foi a luta em defesa dos Direitos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, pelas melhorias da qualidade de vida e trabalho. O episódio transformou-se em símbolo da luta das mulheres camponesas do nosso país por terra, Trabalho, Igualdade, Justiça e Dignidade.

Temos orgulho das Margaridas que lutam por Terra, Trabalho, Igualdade Justiça e Dignidade.
Temos orgulho das nossas “Margaridas” que quebram coco babaçu e vão produzir sabonetes para copa do mundo de 2014!

O país precisa se convencer de que vale a pena dar voz, olhar e investir mais nas margaridas
Na sua última edição, em 2007, a mobilização reuniu em Brasília cerca de 50 mil trabalhadoras rurais de todo o Brasil e a pauta de reivindicação girou em torno de temas como combate à violência, soberania e segurança alimentar e nutricional, terra, água e agroecologia, trabalho, renda e economia solidária, entre outros.
A mobilização é organizada pela Contag.
Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE),
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB),
Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA),
Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (Redelac)
Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Cooprofam.

Nacionalmente a Mobilização se dará com o encontro das Caravanas de todas as regiões do País, nos dias 16 e 17 de Agosto de 2011, em Brasília e elas contam com a presença de 100 Mil pessoas marchando, lutando e reivindicando, através da Pauta:

BIODIVERSIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS – BENS COMUNS:

Em defesa do patrimônio genético, gestão e manejo sustentável dos bens comuns, da matriz energética sustentável, de uma vida saudável, sem agrotóxicos e transgênicos. Em defesa do agro extrativismo, da terra, da água e da floresta viva.

TERRA, ÁGUA E AGROECOLOGIA:

Na luta pela reforma agrária, o acesso das mulheres a terra, a democratização e racionalidade no uso dos bens comuns, da agroecologia como modo de produzir e se relacionar na agricultura.

SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:

Fortalecimento da agricultura familiar, alimentos saudáveis para a população, a valorização da organização produtiva das mulheres, do comércio justo e solidário e do consumo responsável.

AUTONOMIA ECONÔMICA, TRABALHO, EMPREGO E RENDA:

Em defesa da autonomia econômica das mulheres, dos direitos trabalhistas e previdenciários; apoio à organização produtiva com crédito e assistência técnica; valorização da política nacional salário mínimo; por creches nas comunidades rurais; pela. divisão sexual do trabalho e igualdade no mundo do trabalho,

SAÚDE PÚBLICA E DIREITOS REPRODUTIVOS:

Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade; assistência integral à saúde da mulher; pelo direito ao nosso próprio corpo.

EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA:

Por uma educação não sexista, pela autonomia econômica e pessoal, livre orientação sexual e o fim de todas as formas de violência contra as mulheres

DEMOCRACIA, PODER E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA:

Democracia plena; pela ampliação da participação das mulheres do campo e da floresta nos espaços de poder e decisão política no país e no MSTTR; reforma política com igualdade para as mulheres.

A Marcha das Margaridas 2011 pretende mobilizar as mulheres para 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para dezembro (com etapas municipais e estaduais iniciadas desde julho).

A realização desta grande mobilização contribui para o fortalecimento da agenda feminista, principalmente em relação a temas da plataforma das Margaridas, como citamos: saúde, autonomia, bens comuns, soberania alimentar, agroecologia, educação pública e participação política.

A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, informou que um grupo de trabalho será criado para analisar todos os pedidos feitos pelas margaridas.

Boa Marcha.......

















Nenhum comentário:

Postar um comentário