Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Um pouco da História da Catedral de Notre-Dame

 A pedra fundamental da Catedral é lançada em 1163 na presença do Papa Alexandre III.
- Por volta de 1260 a Catedral é concluída. Localizada próxima ao Palácio da Justiça, centralizava na ilha a religião e o governo da cidade. Além de importante local de oração, Notre-Dame abrigava órfãos e pessoas que procuravam refúgio da lei.
- Em 1548,  huguenotes destroem as estátuas de Notre-Dame, consideradas símbolos de idolatria.
- Entre os séculos XVII e XVIII, durante os reinados de Luís XIV e Luís XV, a catedral sofreu inúmeras alterações arquitetônicas para seguir o estilo mais clássico do período.
- Em 1793, durante a Revolução Francesa, a catedral passou a ser dedicada ao Culto da Razão e depois ao Culto do Ser Supremo. Durante esse período, muitos dos tesouros da catedral foram destruídos ou saqueados. As vinte e oito estátuas de reis bíblicos localizados na fachada oeste, confundidas com estátuas de reis franceses, foram decapitadas.
- Em julho de 1801, o novo governante, Napoleão Bonaparte, assinou um acordo para devolver a catedral para a Igreja.
- Em dezembro de 1804, a Catedral foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França.
-  A publicação de O Corcunda de Notre-Dame, em 1831, reacende o interesse popular pela Catedral.
Enquanto oficiais da guarda real e grupos de fidalgos patrulhavam as ruas para manter a ordem, muitas pessoas vagavam à procura de abrigo. Ciganos, pobres, pessoas com deficiências, doentes e ladrões eram vistos como uma ameaça. A partir desse contexto, a obra de Victor Hugo apresenta a figura de um homem manco e deformado que é adotado pelo religioso Claudio Frollo. Batizado de Quasímodo, o corcunda de Notre-Dame se apaixona por uma bela cigana, Esmeralda, e passa por uma série de peripécias por causa do amor não correspondido.
Publicado em 1831, o romance Notre-Dame de Paris, do escritor francês Victor Hugo, é considerado uma das obras mais importantes da literatura mundial. Ele veio a público originalmente com o título Notre-Dame de Paris, e não tinha o nome do corcunda na capa. Em 1833, quando a obra foi traduzida para o inglês, seu nome finalmente apareceu no título: The Hunchback of Notre Dame.
O romance se passa em Paris, no ano de 1482, e toda a trama é centralizada na Catedral de Notre-Dame e seus entornos, na Île de la Cité. A história traça um panorama da sociedade parisiense da Idade Média e critica a contradição entre personagens de diferentes camadas sociais, como os monarcas, nobres, ciganos e pedintes.
- Em agosto de 1944 a Catedral recebe uma cerimônia que comemora a libertação de Paris dos nazistas.
- Em 15 de abril de 2019 o local é atingido por um grande incêndio.

Abriga  esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 metros de altura cada, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.
A Catedral é uma das mais antigas catedrais francesas e também uma das mais visitadas de toda Europa. 
Foi dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, e guarda milhares de obras únicas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário