Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Política e Poder

A ciência política nasceu de grandes reflexões teóricas desde a Antiguidade, acrescidas de contribuições teóricas durante séculos.
Dessas contribuições surgiram interpretações e  noções de "Poder", difuso, personalizado, privado ou  institucionalizado, assim como a de "Política" com suas diversas formas de Estado, Governos, Democracias, Representações e Partidos.
Todos esses conceitos merecem ser mais problematizadas para a compreensão das atitudes da classe política e suas composições na contemporaneidade. A formação psicossociológica dessa classe, sua  função, o processo de formação de lideranças, são pontos fundamenatis. Alguns estudos tem surgido relendo e recriando pontos de vistas que envolvem o assunto. Um movimento, quase isolado ou pontual, entretanto com qualiadades significativas.  Entre os "novos" estudos que tem surgido,  destaco a pesquisa do jornalista Gabriel Leão, que problematiza todas essas questões alinhando imagens e representações de algumas lideranças da política brasileira, em especial da cidade de São Paulo, na mídia. A ciência política é o estudo do fato político e das ações e situações relativas a formação, estrutura ou atividade do poder e a análise dos aspectos particulares/públicos desses persnagens em sua vida e traetória política cotidiana é de extrema importância para o estudo da ciência política e sociedade.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por mencionar.
    É bom saber que pessoas observam nossas pesquisas e que é possível levá-las além das bibliotecas das faculdades.

    ResponderExcluir