Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FELICIDADE

FELICIDADE

Segundo documentos/textos até Sócrates as pessoas acreditavam que a felicidade era algo dos desígnios dos deuses –  Os filósofos da antiguidade clássica argumentavam que a felicidade nunca poderia vir do mundo externo, vem do interior, da alma.  Aristóteles dizia que tudo no Universo tinha um objetivo e a felicidade era o produto de uma vida bem vivida, virtuosa. Com os grandes filósofos cristãos, a noção de felicidade se direcionou para a conduta individual relacionada com a ordem divina. Felicidade era Deus, era merecer o céu. Com a Reforma Protestante idéia de que Deus criou o mundo "bom" fez com que o homem procurasse a felicidade na própria terra.
Nos séculos seguintes, com o Iluminismo, a felicidade tornou-se algo de direito de todos os seres humanos, um dos conceitos básicos dos Direitos da pessoa Humana, aparecendo em Constituições - Cartas Magnas dos Estados Modernos. Na Carta Americana, 1776, o conceito aparece escrito da forma “todo homens tem o direito inalienável à vida, à liberdade e à busca da felicidade”. Foi entendida como um sentimento de bem-estar. Thomas Jefferson escreveu “a felicidade é o objetivo da vida, e a virtude é a sua origem”. Na Declaração de Direito do Homem da Revolução Francesa, 1789, como um dos principais objetivos da sociedade - a felicidade geral, portanto, felicidade era um dos parâmetros para conferir sentido à vida humana. Na contemporaneidade, estudos mostram  sua relações com a religião, a família e o sucesso no trabalho, em suma,  com as realizações da vida cotidiana. Estudos mostram que as pessoas felizes são as que se sentem bem no dia-a-dia, costumam ser mais seguras, tem relacionamentos sólidos, perseguem melhor seus objetivos e percebem como conquistar o sucesso. Entretanto, felicidade não é algo que comporta definições precisas. Pode ser uma sensação de bem-estar, satisfação, êxtase ou serenidade da contemplação ou da fé. A felicidade é possuir um sentido para a vida é ligar-se a algo maior que si mesmo.
Atualmente existe uma ciência da felicidade, na qual os estudos permeiam os campos da sociologia, história, psicologia e neurociência. Esses estudos têm lançado luz sobre o que ocorre em nosso cérebro quando estamos felizes. Afirmam que a felicidade pode curar doenças.
Gente feliz tem mais propensão a boa saúde e bons relacionamentos do que os infelizes.
Assim, entende-se que a felicidade é tão necessária quanto o ar que respiramos. Cada indivíduo deve tomar consciência da importância de ser feliz.
Aprendi que escolher estar feliz é absolutamente se liberar, se equilibrar, ter tolerância e amar o outro como a si próprio. Quando você compreende verdadeiramente essas questões percebe que felicidade é uma escolha. Nós escolhemos nossos caminhos e nossas respostas à vida. Podemos substituir pensamentos preconceituosos, a-éticos, a-morais ou negativos por pensamentos positivos de boas práticas e valores. Usar boa auto fala e conduta cotidiana para melhorar o estado de ânimo e isso é altamente eficaz na busca da felicidade.
Boa Semana.

Um comentário:

  1. Olá rosana! Como você definiria felicidade de satisfação momentanea? Boa noite.

    ResponderExcluir