Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Moradores de Rua e a esperança de inclusão social.

Lula em sua última visita aos moradores de rua e catadores de material reciclável como presidente da República, na cidade de São Paulo (23/12/2010), visitou lixões, andou pela cidade e ouviu histórias de catadoras expondo problemas do “ser” mulher e viver nas ruas.
Criticou o prefeito Kassab por não ter desenvolvido projetos/convênios com os catadores.
Disse: “Estou aqui de público, no microfone, cobrando”.   Se comprometeu, que depois de deixar o Palácio do Planalto, retornaria a visitar a cidade para continuar cobrando do prefeito Gilberto Kassab (DEM), políticas públicas para moradores de rua.

A presidente Dilma conjuntamente com Lula, 03/01/2011, assinaram convênios, com apoio do Banco do Brasil e do BNDES para solucionar o problema das pessoas em situação de rua. Dilma, disse que essas ações são “um símbolo do meu compromisso de continuar esse caminho que o presidente Lula abriu”.

Vamos torcer para que a insivibilidade desses sujeitos acabe e que a sociedade civil se mobilize apoiando e divulgando medidas de inclusão social, independentemente das suas posições polico-ideológicas.
Sobre moradores de Rua ver:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1598283-15605,00-HOMENS+POR+VOLTA+DOS+ANOS+SAO+MAIORIA+ENTRE+MORADORES+DE+RUA.html

2 comentários:

  1. Oi, Rosana.
    Cheguei ao seu blog por meio do blog do Prof. Marco Aurélio Nogueira.
    Gostei bastante e pus entre os meus favoritos. Virei outras vezes, pois é sempre muito bom ter um espaço para discussão política e de políticas públicas, feito de uma forma séria, mas sem o hermetismo da linguagem acadêmica.
    Aproveito para convidá-la (e aos seus leitores) a conhecer o blog Jazz + Bossa, cujo endereço é:

    www.ericocordeiro.blogspot.com

    Um abraço e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Lula tem o populismo como um de seus defeitos, tanto que fica difícil notar se sua relação com os pobres é pura ou tem um viés eleitoral.

    Sendo animal político, mas vindo de camadas baixas creio na existência de ambos fatores e outros que devem ser analisados com maior profundidade.

    Lula é um animal político, essa espécie faz política inclusive quanto dorme, porém ao tratar com excluídos sociais conversa com uma população invisível, mas que também vota.

    Não me surpreenderia vê-lo candidato a prefeitura de São Paulo com um vice forte como prevê o analista político Gaudêncio Torquato.

    Lula entraria no páreo como o principal nome do jogo enfrentando o sucessor de Kassab que por consequência vem da escola serrista e do outro lado o escolhido de Alckmin.

    Populista ou não, a atitude de Lula com os moradores de rua mostra que políticos devem olhar mais para essa parcela não apenas em período eleitoral, mas com ações efetivas, mesmo que suas atitudes busquem apenas votos. Afinal, os projetos devem ser mantidos, pois o eleitorado é menos ingênuo do que já foi.

    ResponderExcluir